sexta-feira, 22 de junho de 2007



Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (
Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas em nosso planeta;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-
Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.























Quanto a temperatura pode subir?

Os atuais modelos científicos prevêem que, se nada for feito, a temperatura global pode aumentar entre 1,4°C e 5,8°C até 2100. Cientistas menos otimistas acreditam que a temperatura de certas áreas do globo pode subir até 8°C no período, e que, mesmo com um corte radical na emissão de gases, os efeitos do aquecimento continuarão . Isso porque são necessárias décadas para que as moléculas dos gases que já estão na atmosfera sejam desfeitas e parem de acumular energia solar em excesso.
*charge retirada do site http://takox.blog.ipcdigital.com/


Em 1997, na cidade de Kyoto no Japão, contando com representantes de 159 nações, foi realizada a terceira Conferência das Partes (COP 3), que culminou na adoção por consenso, de um protocolo – Protocolo de Quioto - que ficou como um dos marcos mais importantes desde a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima CQNUMC no combate à mudança climática. Esse protocolo define que os países industrializados (Anexo I) reduziriam em pelo menos 5,2% suas emissões combinadas de gases de efeito estufa em relação aos níveis de 1990.

Bush desprezou o Protocolo de Kyoto, mas defende mais gastos com a tecnologia à base de hidrogênio para diminuir a poluição do ar. Apóia a exploração de petróleo no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, algo polêmico nos Estados Unidos.

O que acontece na Atmosfera terrestre?


Queima de Combustíveis


O desmatamento planta as sementes da destruição muito além da área afetada. Os incêndios liberam ainda mais carbono na atmosfera, poucas plantas sobrevivem para converter CO2 em oxigênio, e o solo nu absorve mais calor e retém menos água, abrindo mais espaço para secas.



1. As plantas absorvem CO2
2. Incêndios liberam carbono
3. Menos carbono é absorvido
4. O solo fica seco


Acendendo o fogo

A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera vem crescendo rapidamente. A maior parte dele vem da queima de combustíveis para obter energia - a gasolina dos carros ou o carvão utilizado para gerar eletricidade, por exemplo.