![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiRa9SjJmOIpU7XzOzw6zLySxEpDXAXCLB0v15Qmk9B2Tnns-7t7t80ONWHM-aK2QnvGmUgJa8HIijIJ1-7PHboF2OiM_4d5f3wGxvUFTZCJGgubR7eB95c08Z9DMC-1sziyfptxvlyHQ/s400/agro.bmp)
Notícia do site:
http://www.alerta.inf.br/index.php?news=549
O pum de vaca e o aquecimento globalPecuária representa 18% do efeito estufa, diz FAO, Valor, 30/11/06.
O aquecimento global teoricamente causado pelo homem ganha mais um elemento, o elemento bovino.
Segundo relatório emitido pela respeitável Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization), a pecuária contribui mais para o efeito estufa que os automóveis.
Ocorre que o sistema digestivo dos ruminantes produz grandes quantidades de gás metano (CH4) que são liberadas na atmosfera.(O metano possui um poder de aquecimento global 23 vezes maior que o CO2, tido como o maior vilão para o fenômeno).
Mas isso não é tudo. Segundo o relatório da FAO, os ruminantes produzem ainda o potentíssimo gás de óxido nitroso (N2O), que tem um poder aquecedor 296 vezes maior que o CO2.
Então, os ruminantes são acusados de causarem chuva ácida uma vez que, segundo ainda o relatório da FAO, eles são responsáveis por 64% da emissão global de amônia.
Em suma, o relatório afirma que os gases do esterco e da flatulência dos animais, o desmatamento para criar pastagem e a energia usada nas fazendas fazem com que a pecuária responda por 18% dos gases do efeito estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário